O TALVEZ


Hoje começo escrever sem inspiração, não sei o que ou onde essas palavras irão definhar. Talvez devesse começar esboçar algumas palavras bonitas, ou, não. Podia também colocar entrelinhas as obscuridades dos olhares tristes daqueles que perderam a essência. Talvez deixarei minha infértida imaginação registrar esse estagnado momento de solidão.

As pessoas seguem seus instintos, naturalmente envolvem-se com o mundo, e por reciprocidade, o mundo as retribui com sua presença fervorosa e com o radiante brilho do sol ou com o gélido ar que recai à noite, perambulando pela madrugada enevoada.
Talvez seja assim que o universo traduz nossas vidas, através das nossas escolhas é que são interpretadas nossas vidas. O talvez prevalece, o talvez pode ser as pessoas, o incerto pode ser nossas escolhas, o talvez pode ser o certo ou o errado, a alegria ou a tristeza, o sim e o não, o querer e o não querer, o yin ou yang.

Talvez somos multifacetados sem a cara da verdade. Somos a contradição de nós mesmos, que não tem a coragem para assumir a realidade lúdica que nos envolve. Ancoramo-nos na primeira ilha de fantasias que encontramos, vivemos toda vida ali. Encontramos nossos próprios deuses e nos mascaramos com a mais bonita capa de nós mesmos para ganhar o apreço de alguém. Talvez "de alguém" seja a maior questão da nossa ilha de fantasias. Talvez não exista quem mereça a nossa gratidão, mas, sim, algo que precise de nossa benevolência.

Talvez devêssemos nos harmonizar, viver, tocar, sentir, aceitar, receber, amar e ser amado. Ser a coexistência de nossa consciência desestruturadora da reciprocidade do universo.

Talvez... não deveríamos estar aqui, se a sintonia das almas fosse perfeita recíproca e as ilhas de fantasias não existissem.

AMPLIFICADOR DE SOM PARA IPHONE


Mais uma novidade tecnológica. Este dispositivo é um amplificador de som para iPhone. Ele funciona através do impusionamento do som do alto-falante do iPhone pelo acessório, em um alcance de até 13 decibéis e, sem gastar nenhuma carga extra da bateria. Ainda dá para usar ele para sustentar o aparelho na mesa na posição deitado ou em pé. É feito de silicone e está disponível nas cores preto, branco, verde e marrom.
Site do produto: ciberguys.com

FUMAR FAZ MAL À SAÚDE


Conheça o que é o tabagismo e quais são os riscos à saúde de quem fuma. O cigarro tem centenas de produtos tóxicos em sua composição, os metais e gases tóxicos formam  o cigarro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem começa a fumar na adolescência (90% dos fumantes) e continua durante duas décadas ou mais, provavelmente morrerá 20 a 25 anos mais cedo do que aqueles que não tem o  vício de fumar. Além de que, a cada cigarro, o fumante diminui em média 5,5 minutos de vida.

O que é tabagismo?

O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada que alcança 1,5 bilhão de pessoas no mundo e cerca de 200 mil só no Brasil, e como tal precisa ser combatido. 

Quando a fumaça do tabaco é tragada e inalada para os pulmões, ela distribui-se para o sistema circulatório e chega ao cérebro após 7 a 9 segundos. O fluxo de sangue nos pulmões é rápido, de forma que as substâncias inaladas pelos pulmões espalham-se pelo corpo com uma velocidade quase igual a de substâncias introduzidas por uma injeção diretamente na veia. E, quanto mais a pessoa fuma, mais ela fica dependente de nicotina.

A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, contém mais de 60 cancerígenos. Veja abaixo uma relação das substâncias do cigarro e o mal que podem causar ao organismo de quem fuma.


Acetaldeído - Produto metabólico primário do etanol no processo de transformação em ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.
Acetato de chumbo: Cancerígeno.
Acetona - Solvente inflamável. Ácido cianídrico - Cianeto altamente venenoso (bloqueia a recepção do oxigénio pelo sangue).
Ácido cianídrico: Bloqueia a recepção do oxigénio pelo sangue.
Acroleína - Componente que provoca o mau hálito na boca.
Alcatrão - Substancia tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento de vício. Ele obstrui as vias respiratórias.
Amoníaco - Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza.
Arsênico: Veneno.
Benzeno: Solvente químico.
Benzopireno - Substância cancerígena que ajuda no processo de combustão - faz com que o cigarro não se apague.
Benzopireno: Substância cancerígena.
Butano: Gás inflamável. Combustível de isqueiro.
Cádmio: Metal tóxico presente em pilhas e baterias. Causa danos cerebrais.
DDT: Agrotóxico.
Dietilnitrosamina: Causador de lesões hepáticas.
Fenol - Ácido carbólico que corroi e irrita as nossas membranas mucosas. Caso fosse ingerido ou inalado era mortal! Para além de ser corrosivo afecta também o nosso sistema nervoso central.
Formol: Conservante cancerígeno.
Fósforo: Usado na preparação de mata-ratos.
Mercúrio - Metais pesados - Chumbo e cádmio. Um único cigarro contém 1 a 2 mg, pelo que como a média de vida destas substancias é de 10 a 30 anos, reduz a capacidade dos pulmões. Entre outros problemas também causa: dispnéia, fibrose pulmonar, enfisema, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago.
Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
Metopreno: Inseticida usado em anti-pulgas.
Monóxido de carbono - Gás inflamável e extremamente radioativo.
Naftalina: Veneno mata-baratas.
Nicotina - É um alcalóide que também é usado como insecticida. Apesar de cheirar mal constitui o princípio ativo do tabaco, sendo a substancia que provoca o vício e o cancro nos pulmões.
Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..
Pireno - Hidrocarboneto Cancerígeno - Utilizado como aromatizante.
Polônio: Elemento radiativo presente no lixo tóxico. 
Terebentina: Solvente tóxico. Causa danos ao sistema nervoso central.
Xileno: Usado em tintas de caneta e sprays. Inflamável e cancerígeno.

Consequências do ato de fumar

Além de problemas pulmonares (bronquite, enfisema, câncer de pulmão), pelo menos 25 doenças estão comprovadamente associadas ao cigarro. O alcatrão escurece os dentes e causa mau-hálito, a nicotina inflama a gengiva. Nas mulheres, o tabagismo favorece o câncer do colo do útero e bexiga, menopausa precoce, menor lubrificação vaginal, diminuição de desejo sexual e infertilidade, podendo causar também abortos ou nascimento de bebês prematuros ou com peso abaixo do normal.

 

Já nos homens estão associadas dificuldade de ereção, ejaculação precoce, infertilidade e diminuição do desejo sexual. O tabagismo não é um problema apenas para os fumantes, pois a fumaça contém nicotina e substâncias cancerígenas. Para o fumante passivo, a poluição proveniente do tabaco causa irritação nos olhos, congestão nasal, tosse, dores de cabeça e alergias.

Por quê as pessoas se iludem com o cigarro?  

Seja para ganhar status no grupo social ou aliviar os problemas pessoais, fumar é uma atividade muito prejudicial ao organismo. Existem vários fatores que levam as pessoas a experimentar o cigarro ou outros derivados do tabaco. A maioria delas é influenciada principalmente pela publicidade do cigarro nos meios de comunicação.
No caso dos jovens ainda é pior porque além das propagandas pelos meios de comunicação, pais, professores, ídolos e amigos também exercem uma grande influência. Antes dos 19 anos de idade o jovem está na fase de construção de sua personalidade. Pesquisas mostram que a maioria dos adolescentes fumantes iniciou a fumar justamente nesta faixa de idade, isto quer dizer que o principal fator que favorece o tabagismo entre os jovens é, principalmente, a necessidade de auto-afirmação.


Moda nos dicionários nos leva a pensar em: música, roupas, gostos, jeito de se vestir, gírias, danças, etc. O tabaco não está incluído em nenhum destes itens.
A algum tempo atrás a publicidade manipulava psicologicamente levando diferentes grupos (adolescentes, mulheres, indivíduos de baixo poder aquisitivo, etc) que acreditavam que o tabagismo era muito mais comum e socialmente aceito do que era na realidade e através das demandas sociais e das fantasias dos comerciais que usavam mulheres bonitas, bem vestidas, homens fortes, bonitos, jovens curtindo a natureza ou em festas muito bem acompanhados todos estes personagens fazendo uso do cigarro. Mas, hoje, este tipo de publicidade foi proibido no Brasil.

Só os fumantes não acreditam que são:
  • · Nove mortes por hora.
  • · 80 mil por ano.
  • · 90% dos casos de câncer de pulmão.
  • · 80% dos enfisemas pulmonares.
  • · 25% dos infartos de miocárdio.
  • · 40% dos derrames cerebrais.
  • · 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas.
  • · Quatro milhões morrem por ano.
O que é ser um fumante passivo?
É o indivíduo que convive com fumantes e inalam a fumaça de derivados do tabaco em ambientes fechados. Poluição Tabagística Ambiental (PTA), é a poluição decorrente da fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior responsável pela poluição nestes ambientes.


Pesquisas mostram que o tabagismo passivo é estimado como a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
Os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagística ambiental, maior a chance de adoecer. As crianças, por terem uma freqüência respiratória mais elevada, são mais atingidas, sofrendo conseqüências drásticas na sua saúde, incluindo doenças como a bronquite, pneumonia, asma e infecções do ouvido médio.

Métodos para acabar com o vício

Hoje, já existem no mercado diversos métodos para acabar com o vício do cigarro, basta querer e ter força de vontade.
Citaremos alguns destes métodos:

Goma de mascar com nicotina – são pastilhas que liberam pequenas doses de nicotina diminuindo os sintomas da abstinência. 
Skin Paches – são pequenos adesivos que colados à pele, liberam mais nicotina do que a goma de mascar.

Spray nasal – este spray libera menos nicotina que a goma e os patches, mas chega mais rápido ao sistema circulatório.
Inalante – o inalante tem a mesma forma do cigarro, o que leva o indivíduo a achar que está fumando, pois imita o gesto mão-para-boca do fumante só que com 1/3 da nicotina do cigarro.
Zyban – este é um método sem nicotina, trata-se de uma droga antidepressiva que auxilia nas crises de abstinência.
Todos estes métodos devem ser receitado e terem acompanhamento médico.

ATENÇÃO
 
Se você quer comprovar a realidade dos fatos científicos sobre os malefícios do cigarro, assista o vídeo abaixo.