SURREALISMO

Salvador Dalí - A Persistência da Memória

Surrealismo é a expressão dos sentimentos introspéctos do subconsciente humano. Uma arte expressada através da pintura, escultura ou literatura. É a expressão dos pensamentos através dos impulsos do inconsciente, onde não há fronteiras para a incoerência.

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris nos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão internacional. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O poeta e crítico André Breton (1896-1966) é o principal líder e mentor deste movimento.

A palavra surrealismo supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1886-1918), jovem artista ligado ao Cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias (1917), considerada uma precursora do movimento.

Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista de (1924). Além de Breton, seus representantes mais conhecidos são Antonin Artaud no teatro, Luis Buñuel no cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.

Retirado de: Wikpédia

Conheça um pouco um dos maiores representantes do movimento artístico: o espanhol Salvador Dalí (11 de maio de 1904 - 23 de janeiro de 1989). 

Aprecie a riqueza de detalhes das obras deste grande artísta do século XX e deixe sua imaginação falar por si. Veja algumas das suas centenas de obras.











Salvador Dalí - Metamorfose dos Narcisos

Salvador Dalí - Rosa Meditativa

Salvador Dalí - Sonho Causado Pelo Vôo de Uma Abelha à Volta de Um Romã, Um Segundo Antes de Despertar
 
Salvador Dalí - O Sono
Salvador Dalí - A Tentação de Santo Antônio

Salvador Dalí - Visão Paranóica

Salvador Dalí - As Faces da Guerra

Salvador Dalí - Premonição da Guerra Civil
Salvador Dalí - Criança Geopolítica
Salvador Dalí - Meditação da Harpa

Salvador Dalí - Canibalismo Outonal
Salvador Dalí - Cisnes Refletindo Elefantes

Salvador Dalí - O Livro Árvore
Salvador Dalí - O Enigma Infinito






Salvador Dalí - O Ovo Cósmico