AS PEDRAS QUE ANDAM NO VALE DA MORTE


Em um lugar chamado Rocket Playa, no Vale da Morte, na Califórnia (EUA), existe um fenômeno muito intrigante, as pedras desse lago ressecado se movem sozinhas! Não há intervenção de humanos nem animais. Muitas dessas pedras pesam até 300Kg e exibem rastros de centenas de metros, inclusive algumas até aparecem viradas e com rastros em sentidos opostos.




















Em 1972, dois cientistas, Bob Sharp e Dwight Carey, iniciaram uma pesquisa que durou longos sete anos. Eles avaliaram de perto o comportamento dessas pedras durante esse período.















O resultado da pesquisa causou ainda mais curiosidade. Como as pedras foram isoladas com uma cerca especial contra os ventos mais fortes, que era uma das hipóteses para a causa do fenômeno, e mesmo assim, algumas delas se mexeram e "andaram" alguns metros, já outras que estavam emparelhadas não se moveram.

A teoria dos ventos como o principal causador dessa aparente anormalidade, a partir de então foi derrubada, pois já se sabia naquela época que não era o vento. Hoje, esse mistério parece ainda não ter sido muito bem explicado. As teorias mais discutidas hoje em relação ao fenômeno, pode ser atribuido a várias ações adversas da natureza, como correntes de água, balsas de gelo, abalos sísmicos ou anomalias magnéticas. Mas mesmo com todas essas hipóteses, continua a ser algo muito intrigante.