ONDE VOCÊ JOGA O LIXO ELETRÔNICO?


Todos nós sabemos que o lixo eletrônico pode causar um grande problema na natureza se não for depositado no lugar correto, pois alguns dispositivos carregam elementos tóxicos como o chumbo, o cádmio e o mercúrio. Por isso temos que ter a consciência de que jogar esse tipo de material no lugar correto é importante para a manutenção meio ambiente. Confira algumas informações para você agir certo com o seu lixo eletrônico.

Lixo Eletrônico: também conhecido como E-Lixo ou E-Waste (em inglês), é o mais novo vilão do meio ambiente. São os artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros.


Como Reciclar o Lixo Eletrônico
O produto mais fácil de ser devolvido é o telefone celular: além dos fabricantes, muitas operadoras recolhem os aparelhos. De acordo com a Nokia, 80% dos itens de um aparelho celular podem ser reciclados. Para pilhas, procure os locais de coleta seletiva da sua cidade, e não as jogue no lixo comum, algumas redes de mercados, também recebem as pilhas usadas, pois devolvem para os fornecedores.

Confira abaixo, algumas empresas e entidades assistenciais que recebem equipamentos antigos:

E-Lixo: Um guia perfeito para você saber onde depositar seu lixo. Acesse o E-Lixo Maps, lá você coloca seu endereço e o tipo de lixo eletrônico e o site localiza o local mais próximo para descartar seus aparelhos.


Agente Cidadão: Antes de serem doados para instituições, os computadores são reparados. O doador recebe uma carta informando para qual instituição o PC foi encaminhado.
Mais informações em: http://www.agentecidadao.org.br

Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes: A associação recebe vários itens, inclusive computadores, que são doados para instituições cadastradas na entidade
Mais informações em: http://www.abre-excedente.org.br

Comitê para a democratização da Informática (CDI): A ONG está presente em diversas cidades do país. É possível agendar a retirada de computadores na própria residência do doador.
Mais informações em: www.cdi.org.br

Museu do Computador: Localizado na capital paulista, o Museu do Computador recebe doações de todos os equipamentos que relacionados ao computador, além de telefones, máquinas de calcular, máquinas de escrever, vídeo games, impressoras de todos os tipos e peças de computadores como teclado, monitores, mouse e fontes (mesmo sem funcionar).


Nenhum comentário:

Postar um comentário