O formato Blu-ray, foi criado por uma associação de empresas chamada Blu-ray Disc Association (BDA) e desenvolvido inicialmente pela Sony e Panasonic. A capacidade do disco Blu-ray é de 25 GB em uma camada única e até 50 GB em discos de dupla camada - recentemente foram lançados no Japão mídias Blu-ray de 100 GB.
O Blu-ray, além de reproduzir filmes em alta resolução (1080p) e em 3D, assim como os DVD's, existe também os discos graváveis e regraváveis, chamados respectivamentes de BD-R e BD-RE, que pode ser utilizado para gravar mídias digitais através do gravador de Blu-ray, ainda pouco popular e não muito acessível. Atualmente podemos encontrar gravadores para computadores e também externos, os Blu-ray's players de mesa, que grava e reproduz tanto as mídias antigas (DVD's, CD's) como os BD-R e BD-RE.
O conteúdo das mídias digitais estão cada vez mais sendo produzidos em alta definição. Na era da HDTV, filmes, programas, séries, novelas ou documentários, uma nova demanda de novas tecnologias estão sendo criadas para proporcionar ao público uma nova experiência no mundo das mídias digitais como as TV's LED e as mídias reprodutoras de Blu-ray em alta definição.
Daqui há alguns anos não será mais viável o uso de mídias como os DVD's, como aconteceu com as mídias de disquetes e alguns modelos de televisores antigos. À medida em que surgem novas tecnologias, novos recursos surgem para melhorar o nosso relacionamento com o conteúdo das mídias digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário